A história da quiche. O quiche ou a quiche?

A história do quiche. O quiche ou a quiche?

encomendas02

Embora muita gente pense que surgiu na França, a história da quiche tem início na Alemanha, no reino medieval de Lothringen, depois chamado de Lorraine. Seu nome, quiche, é originário da palavra “kunchen” ou “kuchen”, que em alemão quer dizer torta.

A palavra “quiche” vem do dialeto da região da Lorraine, que significa torta. Originalmente a quiche era uma torta aberta recheada com creme feito de leite e ovos acrescida de bacon defumado. Somente depois foi acrescentado o queijo e hoje em dia pode ser acrescida de todo o genero de ingredientes. A quiche lorraine é um prato da culinária francesa. É uma tradicional receita da Lorena, região ao nordeste da França. É uma torta de queijo salgada coberta com uma mistura de nata, ovos, toucinho (bacon) pimenta do reino e noz moscada. A quiche lorraine é normalmente servida quente como prato principal. Seu uso como entrada ou em coquetéis tem se tornado comum.

E aí vem a dúvida: a quiche ou o quiche?

Segundo os vários dicionários monolingues de francês consultados (por exemplo, o Petit Robert e o Trésor de la Langue Française), a palavra quiche é, em francês, substantivo feminino.

Os dicionários de português que registam a palavra quiche optam por classificá-la como substantivo feminino (Dicionário Aurélio e Dicionário de Usos do Português do Brasil) e como substantivo de dois gêneros (Dicionário Houaiss). No entanto, é possível considerar, pelas ocorrências em ferramentas de pesquisa da internet, que a palavra quiche é usada como substantivo feminino majoritariamente no português de Portugal. No português do Brasil, verifica-se uma maior oscilação entre o gênero feminino e o masculino. Seja como for, prove quiches Delícias da Montanha! E viaje pelos sabores deste gostoso quitute.

 

 

Deixe seu comentário